
Sorrisos que permanecem a vida toda!
Ortodontia Preventiva-Interceptiva
e Ortopedia Facial
Esta modalidade de tratamento é direcionada aos pacientes durante o estágio de crescimento craniofacial, bem como durante os estágios das Dentaduras Decídua e Mista. Este último refere-se ao período das trocas dentárias, ou seja, substituição dos dentes decíduos (também chamados dentes “de leite” ou “temporários”) pelos dentes permanentes.
O estágio inicial da dentição é conhecido como Dentadura Decídua, tendo início por volta dos 07 meses de vida e completando-se por volta dos 2,5 anos de idade. A Dentadura Decídua completa é formada por 20 dentes decíduos, incluindo incisivos, caninos e molares decíduos superiores e inferiores.
Durante o período dos 2,5 anos até por volta dos 5,5 aos 06 anos de idade, a Dentadura Decídua é responsável por toda a atividade mastigatória da criança. Logo em seguida inicia-se o período da Dentadura Mista, no qual dentes decíduos começam a ser substituídos pelos permanentes. Este período costuma ter 06 anos de duração, ou seja, dos 06 aos 12 anos de idade.
Todas as intervenções ortodônticas que se fizerem necessárias nos períodos descritos acima são classificadas como Preventivas-Interceptivas, pois referem-se aos períodos transitórios das dentições. Mordidas Abertas Anteriores e Mordidas Cruzadas Anteriores ou Posteriores são exemplos de más oclusões tratadas neste período. Aparelhos fixos ou removíveis podem ser utilizados nesta fase, dependendo da necessidade de cada caso avaliado individualmente.



Ortodontia Corretiva com aparelhos fixos: Convencionais e Autoligados
Esta fase corresponde ao tratamento ortodôntico corretivo propriamente dito e é realizada no estágio da Dentadura Permanente, ou seja, após as trocas dentárias. Nesta fase são corrigidos por exemplo os diastemas (espaçamentos dentários), giroversões ou rotações (dentes tortos), bem como os apinhamentos (dentes “encavalados”). Esta modalidade de tratamento também pode ser realizada após o tratamento ortodôntico preventivo-interceptivo, dependendo da necessidade em determinados pacientes.
A Ortodontia Corretiva envolve a utilização de acessórios ortodônticos fixos, mais conhecidos como braquetes, tubos e arcos ortodônticos. Estes acessórios por sua vez podem ser metálicos ou cerâmicos (da cor dos dentes), para um melhor efeito estético durante o sorriso. Em relação ao tipo de encaixe entre o arco ortodôntico e a canaleta dos braquetes, estes são classificados em ligados (convencionais) ou autoligados.
Ambos apresentam características e vantagens específicas numa comparação direta entre eles, principalmente no aspecto técnico de condução da mecânica ortodôntica, e cabe ao profissional habilitado decidir qual tipo de acessório é o mais indicado para cada paciente. Novamente, a palavra individualização é determinante para o sucesso do tratamento ortodôntico.



Tratamento ortodôntico com Invisalign™
Esta modalidade de tratamento envolve a utilização de alinhadores dentários flexíveis e transparentes pré-fabricados, confeccionados a partir de moldagem com material específico ou, mais recentemente, também a partir do escaneamento digital das arcadas dentárias.
Todo o plano de tratamento é realizado de forma digital por meio do mecanismo chamado “Clincheck” e após aprovação do mesmo pelo profissional, os alinhadores são então produzidos pela empresa Align nos EUA, e enviados ao profissional via UPS. Indicado principalmente aos pacientes adultos com maiores necessidades estéticas, exige um maior nível de colaboração em relação às horas de uso, que devem ser de 20 a 22 hs/dia para que os alinhadores promovam correções dentárias de maneira efetiva.
Dependendo do grau de dificuldade das movimentações dentárias a serem realizadas, o tratamento pode envolver uma menor ou maior quantidade de alinhadores a serem utilizados durante o tratamento, o que pode alterar também na duração de tempo deste tratamento. A maior vantagem do sistema Invisalign™é a possibilidade de remoção dos alinhadores durante as refeições e durante a escovação dentária, o que sem dúvida oferece grande conforto ao paciente.


Tratamento ortodôntico com Alinhadores In-Office
Esta modalidade terapêutica envolve a utilização de placas transparentes também conhecidas como alinhadores dentários removíveis, que são confeccionados pelo próprio ortodontista ou por laboratórios especializados. O primeiro passo é a realização de moldagens das arcadas dentárias em consultório, para então serem obtidos os modelos em gesso.
Algumas técnicas utilizam-se também do escaneamento digital, eliminando a necessidade das moldagens convencionais. Nos modelos físicos obtidos são realizados os ajustes necessários e em seguida os alinhadores são confeccionados utilizando-se uma máquina plastificadora à vácuo. Após estes passos, os alinhadores estão prontos para instalação e início do tratamento.

Tratamento ortodôntico com Aparelhos Linguais (Incognito)
Este tipo de aparelho fixo é instalado na face palatina (superiores) e lingual (inferiores) dos dentes, o que confere maior discrição por não aparecerem durante o sorriso.
Os arcos ortodônticos utilizados possuem formato específico, diferentes dos aparelhos ortodônticos convencionais. Para instalação deste aparelho são necessários alguns passos laboratoriais prévios em modelos físicos de gesso ou também em modelos digitais, a partir dos quais são confeccionadas as placas para colagem indireta dos acessórios linguais aos dentes.
Apesar das vantagens estéticas, esta modalidade terapêutica envolve maiores cuidados em relação à higiene por parte do paciente, bem como uma maior “curva de adaptação” em relação ao conforto da língua, a qual permanece constantemente em contato com estes braquetes e tubos ortodônticos.
